Natureza

AGRICULTURA BIODINÂMICA

‎Uma forma sustentável de cultivo que respeita o planeta.

Tudo que o ser humano necessita para sobreviver vem da natureza. O planeta é como uma casa: diverso em recursos naturais e belezas, nos acolhe e proporciona uma vida confortável e completa.
Mas com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, o planeta vem sentindo os impactos de um consumo desenfreado das matérias-primas, do descarte de poluentes no solo e nos rios, além da emissão de gases na atmosfera.
Esse comportamento humano vem causando desequilíbrio nos ecossistemas e o adoecimento de todo o planeta Terra. Mas é possível lutarmos para reverter esse quadro, adotando práticas conscientes que respeitem o meio ambiente e criando uma realidade em que o ser humano e a natureza convivam em perfeita harmonia.
Hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre a AGRICULTURA BIODINÂMICA, uma das práticas que contribui para a conservação dos recursos naturais de maneira sustentável e colaborativa. Continue conosco e saiba mais!

O que é a Agricultura Biodinâmica?

Na Agricultura Biodinâmica, o cultivo de alimentos e plantas não são a única preocupação do produtor. Para além do que será consumido, esse modelo de cultivo leva em consideração o solo como um organismo vivo, e tudo ao seu redor se conecta a ele.

O termo “Biodinâmica” significa biologia + dinamismo, e representa a integração entre a natureza e o cosmos de maneira harmônica e pacífica. Ou seja, existe uma preocupação em encontrar o equilíbrio entre as necessidades humanas, que são extraídas da natureza, e a saúde do planeta onde habitamos. Dessa forma, a Agricultura Biodinâmica surge como uma das soluções para que o ser humano tenha uma relação de troca mais consciente e sustentável com o solo.

Assim, surgem as fazendas sustentáveis, espaços que cultivam insumos respeitando os ciclos naturais da terra, das plantas e dos animais. Isso é feito por meio de métodos como:

• Preparados biodinâmicos: misturas para enriquecer;

• Compostagem: adubo de resíduos orgânicos para fertilizar;

• Adubação verde: plantas pensadas exclusivamente para nutrir;

• Rotação de culturas: alternar as plantas cultivadas para evitar a exaustão do solo.

Não se utiliza adubos químicos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. O objetivo principal desse modelo de cultivo é fornecer matérias-primas de extrema qualidade à medida que contribui para a regeneração e a recuperação do ecossistema.

Os benefícios da Agricultura Biodinâmica

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente e para a manutenção da biodiversidade no planeta, esse modelo agrícola possui inúmeros benefícios para quem deseja produzir matérias-primas de excelência.

Confira alguns benefícios:

• ADAPTABILIDADE - Esse modelo de cultivo pode ser aplicado tanto em grandes fazendas como em propriedades menores, conseguindo se adaptar a diversas condições climáticas e diferentes tipos de solos.

• VERSATILIDADE - Produz qualquer tipo de cultura que desejar, seja ela agrícola ou até pecuária.

• ALTA PRODUTIVIDADE - Como o solo é respeitado durante o processo e devidamente cuidado, a terra não sofre e não se torna “pobre”. Pelo contrário! Por estar sempre saudável e rica em nutrientes, se produz mais e melhor.

• ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS – Na Agricultura Biodinâmica não existe vez para o desmatamento. Toda a terra e seu ecossistema são respeitados e as culturas convivem harmoniosamente, enriquecendo o ambiente, regenerando áreas e paisagens que antes estavam destruídas.

Através desse modelo de cultivo, respeitamos os ciclos naturais dos ecossistemas sem saturá-los ou empobrecê-los.

Conheça os Jardins da Weleda

Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes do impacto de suas escolhas, a Weleda se destaca como uma marca comprometida com a sustentabilidade. Nossos jardins, onde cultivamos matérias-primas para nossos medicamentos e cosméticos, são o coração desse compromisso.

Tudo o que cresce e se desenvolve em nossos jardins é cultivado segundo os princípios da agricultura biodinâmica, criada por Rudolf Steiner. Aqui, não há espaço para adubos químicos, herbicidas ou sementes transgênicas. Valorizamos a saúde da terra, das plantas e das pessoas que nela trabalham.

Ao escolher os produtos Weleda, você contribui para um mundo onde a biodiversidade prospera e as comunidades são respeitadas. Mais de 80% de nossas matérias-primas vêm de agricultura orgânica certificada, e estamos comprometidos em aumentar esse número a cada ano.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus familiares e amigos.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!